Participe

Sirenes de barragens causam evacuações em duas cidades de Minas Gerais

A imagem pode conter: atividades ao ar livre, natureza e águaDuas cidades de Minas Gerais amanheceram em alerta para novos rompimentos de barragem após sirenes de emergência soarem durante a madrugada desta sexta-feira (8). Em Barão de Cocais, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, ao menos 500 pessoas foram desalojadas e levadas para um ginásio da cidade.

O município não tem bombeiro militar e voluntários estão atuando no momento, além da Polícia Militar e de bombeiros militares de Nova União. Em conversa com a rádio BandNews FM, o bombeiro voluntário Thiago Hosken disse que os moradores temem o rom

pimento da estrutura.

A barragem é de responsabilidade da Vale, mesma empresa responsável pela estrutura de Brumadinho que cedeu, deixando 157 mortos e 182 desaparecidos. Em nota, a mineradora afirmou que está intensificando as inspeções no local de risco. "Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo", disse.

A prefeitura de Barão de Cocais publicou no Facebook que a cidade entrou no Nível 2 de risco, e afirmou que há um desnível na estrutura e que ônibus da Vale e veículos de apoio fazem um evacuação por precaução.

"ATENÇÃO
Diante de observações e monitoramento realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil do Estado e do município, e pela empresa Vale, foi acionado o Nível 2 de risco na barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco. A informação até esse instante é de um desnível na estrutura. Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio. O evacuamento está sendo realizado por precaução. Os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados. Novas informações a qualquer momento. 
Prefeitura de Barão de Cocais"

Itatiaiuçu

Em Itatiaiuçu, 72 quilômetros de Belo Horizonte, os moradores do povoado de Pinheiros receberam o alerta para retirada às 4h desta madrugada. A sirene teria sido acionada após problemas estruturais terem sido descobertos em uma mina da ArcelorMittal no município. As pessoas foram cadastrados e levados para um hotel da cidade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e quadra de basquetebol

Evangelho do Dia

 

Mt 28,8-15

 

Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.

15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

 

 

- Palavra da Salvação.

 - Glória a vós, senhor