Participe

Polícia Federal faz operação contra fraudes no INSS em Santana do Paraíso

Pode ser uma imagem de texto que diz "POLÍCIA FEDERAL"A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (09), a Operação Insanidade com o objetivo de combater organização criminosa que fraudava o INSS em Santana do Paraíso. Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão.
 
De acordo com a PF, o grupo criminoso utilizava despachantes para recrutar pessoas para requerer benefícios previdenciários de amparo à pessoa portadora de deficiência. Esses benefícios eram embasados em laudos de incapacidade mental concedidos por médicos psiquiatras, com o objetivo de induzir a erro os médicos peritos do INSS.
 
Em algumas fraudes a PF apurou que essas pessoas continuavam a trabalhar e a viver sem restrições, mesmo após a concessão dos benefícios previdenciários indevidos. O prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 5 milhões.
 
O trabalho de investigação, feito a partir da identificação dos benefícios fraudados, possibilitou a identificação de outros integrantes do grupo criminoso, os quais serão autuados pela prática dos crimes de estelionato qualificado e organização criminosa, cujas penas de reclusão podem chegar a 14 anos.
 
O nome da operação faz uma alusão àquilo que é insensato ou insano. Essa é a forma de agir dos criminosos, pois os requerentes alegam perante a autarquia federal que possuem distúrbios mentais incapacitantes para o trabalho.
 
Inf.: Polícia Federal
09/08/2022