Participe

MG passa a emitir a nova carteira de Identidade Nacional nos próximos dias

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA JUSTICA REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL ESTADO DO BRASIL BR NOME NAME FERNANDA DE CARVALHO DA SILVA SEXO SEX FEM NACIONALIDADE NATIONALITY BRASILEIRA DATA DE DATE OF BIRTH 12/07/1960 NÚMERO RIC IDN 0000000005-9 DATADE VALIDADE EXPIRY 20/08/2030 0000000005-9 Farminda Sh Fernanda c Silva"As primeiras carteiras de Identidade Nacional (CIN) serão emitidas no Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira (26/7). Nos dias seguintes, será a vez dos órgãos de identificação civil no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná iniciarem a emissão do novo documento. Segundo a Receita Federal, nos demais estados ainda não há previsão para início da emissão.
 
De acordo com o Decreto nº 10.977/2022, a nova carteira de identidade adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país. Haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão do documento.
 
Nesse primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver a situação.
 
De acordo com a Receita, no futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF.
 
A atualização de informações no CPF pode ser realizada de forma gratuita pela internet, no site da Receita Federal: https://www.gov.br/.../atualizar-cadastro-de-pessoas-fisicas
 
Fonte: Estado de Minas
Foto: TSE Divulgação
26/07/2022