Participe

Comerciante reage, mata um assaltante e fere outro a tiros, em Ipatinga

Na tarde desta terça-feira (21), um homem foi morto a tiros ao tentar assaltar uma loja em Ipatinga. Segundo as informações, um dos proprietários do local reagiu ao assalto e atirou contra os criminosos. O fato aconteceu na avenida Felipe dos Santos, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, por volta das 17h.
 
Os funcionários da loja foram rendidos por dois bandidos que invadiram o local, ambos com capacetes na cabeça, encapuzados e um deles empunhava um revólver calibre 38.
 
O indivíduo armado apresentava-se bastante agitado, xingando o parceiro "de lerdo" para que se apressasse em pegar os celulares e colocar os aparelhos em uma mochila. Toda a ação durou cerca de três minutos e, no momento que se preparavam para montar na moto, o portão eletrônico se fechou, enquanto os funcionários correram para a parte de cima do estabelecimento. Neste local superior já estava o comerciante que ouviu os gritos dos autores do assalto. Ele se armou primeiro com uma carabina de calibre 22, mas como estava com pouca munição, pegou em seguida a pistola Glock de calibre 380. Assim que os dois criminosos abandonaram a moto, os dois tentaram fugir pulando o muro, momento que aconteceram os disparos.
 
O indivíduo que estava armado caiu baleado, este foi identificado como Rafael Gomes Lopes, de 34 anos, conhecido como "Cananau", do bairro Bom Jardim. Ele morreu antes de receber socorro. O segundo envolvido conseguiu pular o muro, mas foi detido por um outro funcionário que chegava ao local e conseguiu imobilizá-lo, até a chegada dos policiais militares.
 
Ele se feriu de raspão com um tiro na coxa direita e sofreu uma fratura no tornozelo direito, ferimento provocado ao pular o muro. Jean Paulo Brito Júnior, de 30 anos, que estava com uma porção de cocaína e um carregador de celular, foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Canaã, onde confirmou a fratura e ficou internado com escolta policial para ser transferido para o Hospital Municipal.
 
O comerciante apresentou as suas duas armas, a carabina e a pistola, ambas devidamente registradas e entregou o revólver usado pelo assaltante, que havia sido recolhido. Os celulares roubados estavam com os dois autores do crime, sendo três celulares roubados nos bolsos de Rafael.
 
A perícia constatou quatro perfurações no corpo de Rafael, na região do tórax, queixo e no braço esquerdo. Na área externa da loja foram apreendidos cinco cartuchos deflagrados de calibre 380 e um cartucho intacto do mesmo calibre.
 
Os policiais verificaram que a placa da moto Honda XRE300, que era utilizada pelos autores, estava com os números adulterados com fita isolante. Ela foi removida ao pátio credenciado pelo Detran e o corpo de Rafael foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Ipatinga.
 
O comerciante, acompanhado de um advogado, foi conduzido para prestar esclarecimentos ao delegado de plantão na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil. As armas do lojista também foram recolhidas, assim como os objetos dos dois envolvidos no assalto: touca, revólver, drogas e presilhas plásticas. Rafael e seu comparsa, segundo a PM, estavam com mandados de prisão em aberto.
 
Inf.: Diário do Aço
22/06/2022