Participe

Mais um caso de varíola dos macacos é confirmado na capital de SP

Confirmado o segundo caso de varíola dos macacos no Brasil | VEJAO terceiro caso da varíola dos macacos foi confirmado em São Paulo e novamente na capital paulista. O paciente tem 31 anos e deve ter se contaminado durante uma viagem a países Europa. Com a confirmação desse novo caso de varíola de macaco chega a cinco o número de casos registrados em todo o país.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, esse novo caso foi confirmado em um homem de 31 anos que chegou da Europa no começo do mês. O Ministério da Saúde foi notificado nessa terça-feira. Ao todo, São Paulo registra três confirmações da doença.

Assim como todos os casos confirmados até agora, incluindo o primeiro deles no Rio de Janeiro e o primeiro no Rio Grande do Sul, esse também foi classificado como importado. Isso significa que ainda não existe transmissão autóctone, ou seja, que tenham ocorrido no Brasil.

Em São Paulo, o paciente está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, especializado em doenças infecciosas e apresenta um bom quadro clínico.

Já em Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias descartou a possibilidade de que o homem de 41 anos que morreu no último sábado em Uberlândia, no interior do estado, tenha sido vítima da doença. As causas do óbito seguem sendo investigadas.

Além dos cinco casos confirmados de varíola do macaco, outros oito continuam como suspeitos e estão sendo analisados.

Nessa terça-feira, a OMS, Organização Mundial da Saúde, declarou que está avaliando declarar a disseminação da doença como uma emergência de saúde global. Esse é mais alto nível de alerta que a OMS pode impor. Uma reunião do comitê de emergência da entidade foi marcada para 23 de junho.
A Organização também estuda mudar o nome da doença para evitar estigmas.

 

Agência Brasil

Foto ilustrativa

16/06/2022

Evangelho do Dia

Sexta-feira, 24 de junho de 2022

Lc 15,3-7

Naquele tempo, 3Jesus contou-lhes esta parábola: 4"Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.