Participe

Papa recebe bispos do Rio Grande do Sul em visita ad Limina

As imagens da visita Ad Limina ao Vaticano

No penúltimo dia de visita ad Limina Apostolorum no Vaticano nesta quinta-feira (5), os 23 bispos e arcebispos do Rio Grande do Sul foram recebidos pelo Papa Francisco. Eles representam as quatro arquidioceses e as 14 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB. São eles: 4 arcebispos, 15 bispos ativos, 3 bispos eméritos (aposentados) e o padre Silvio Jorge Mazzarolo, administrador diocesano de Cruz Alta. O arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, comentou que foram duas horas de encontro com o Pontífice, de uma "conversa intensa":

"Intensa porque marcada pelo espírito de proximidade, de fraternidade, de liberdade. Já no início da audiência, o Santo Padre nos propôs um diálogo aberto, franco, sem questões pré-fixadas. Éramos livres para trazer quaisquer questões que achássemos conveniente apresentar naquele momento de diálogo."

Na conversa foram abordados vários assuntos, como a própria Guerra na Ucrânia, que tem ganhado destaque da imprensa internacional, mas não só, acrescentou o arcebispo, porque Francisco recordou com insistência "das tantas guerras que estão em curso ao longo do globo. Há tempos ele vem afirmando que estamos vivendo uma Terceira Guerra Mundial em pedaços e isso é uma verdade".

Vatican News

Evangelho do Dia

Terça, 24 de maio de 2022

Jo 16,5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.