Participe

Fato ou boato: é falsa mensagem sobre prazo para cadastramento da biometria

Pode ser uma imagem de texto que diz "BIOMETRIA SUSPENSA"A coleta da biometria continua suspensa em todo o Brasil
 
Um texto que está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagem diz que eleitores que não cadastrarem a biometria até o dia 4 de maio não poderão votar em 2022, porque a biometria será obrigatória nas eleições deste ano. Essa mensagem é falsa. Nenhum eleitor será impedido de votar por não ter feito o cadastramento biométrico.
 
A coleta da biometria está suspensa em todo o Brasil, desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19. A medida foi determinada pela Resolução TSE nº 23.615/2020 e mantida pela Resolução TSE nº 23.667/2021. Não há previsão de que o recadastramento biométrico seja retomado.
 
O prazo de 4 de maio existe, e é chamado de fechamento de cadastro. Mas ele é válido apenas para solicitar o alistamento eleitoral (1ª via do título), transferência, atualização ou regularização do título de eleitor. Quem está com o título de eleitor em dia mas ainda não cadastrou a biometria não precisa buscar atendimento agora e poderá votar normalmente nas Eleições 2022.
 
Mesmo com a coleta da biometria suspensa, quem está com o título cancelado porque não compareceu à revisão biométrica nos municípios onde o recadastramento já foi encerrado pode procurar atendimento da Justiça Eleitoral e solicitar a regularização do cadastro. Assim, ficará apto a votar nas Eleições 2022. Futuramente, quando a coleta da biometria for retomada, essas pessoas serão convocadas para fazer o procedimento.
 
Em Minas Gerais, 259 cidades já concluíram a revisão biométrica. Quem vota nessas cidades e não compareceu à revisão está com o título cancelado e precisa solicitar a regularização.
 
Atendimento
 
A solicitação de emissão, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor pode ser feita pelo sistema Título Net, no site do TRE.
 
Fonte: TRE-MG

Evangelho do Dia

Terça, 24 de maio de 2022

Jo 16,5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.