Participe

Anvisa recomenda exigência de vacinação contra covid-19 para entrada de viajantes no Brasil

Pixabay /  Banco de ImagensA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (25) duas notas técnicas recomendando que o governo brasileiro adote a exigência de apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 para pessoas que entrarem no Brasil, seja de modo aéreo ou terrestre.

 Nos dois documentos, a apresentação do certificado de vacinação é aconselhada. Atualmente a política de entrada que está em vigor no país não exige a vacinação por nenhum meio. No entanto, a entrada de estrangeiros por rodovias ou quaisquer outros meios terrestres está proibida, com algumas exceções. A recomendação da Anvisa é, no futuro, só permitir a entrada de pessoas por este modal se estiverem vacinadas. 

"A inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde", justifica a Anvisa nos dois textos.

Caso a orientação seja aceita pelo Ministério da Saúde, quem desejar vir ao território brasileiro deverá ter se vacinado com as duas doses há pelo menos 14 dias. Além disso, no caso do transporte aéreo, o certificado deve ser combinado com a apresentação de um teste negativo.

As notas técnicas publicadas pela Anvisa recomendam ainda que em qualquer tipo de entrada, sejam aceitas as vacinas aprovadas ou pela própria Anvisa ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além das vacinas já aprovadas pela Anvisa – da Pfizer, Oxford/AstraZeneca, Johnson e CoronaVac –, a OMS também já valida as da Moderna, Sinopharm e Covaxin.

Itatiaia
Foto: Pixabay

26/11/2021