Participe

No dia do Meio Ambiente, Papa Francisco pede mudança no 'estilo de vida'

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em péO papa Francisco usou sua conta no Twitter neste sábado (5), em que o mundo celebra do Dia do Meio Ambiente, para pedir que as pessoas mudem seu estilo de vida para respeitar mais o planeta.
 
"Precisamos de uma ecologia humana integral que transforme nossos estilos de vida, a nossa relação com os recursos da Terra; que envolva não só as questões ambientais mas o homem na sua totalidade, respondendo ao clamor dos pobres", escreveu em suas contas em diversos idiomas.
 
Segundo o líder católico, que tem a ecologia como um dos principais pilares de seu Pontificado, é preciso que o mundo consiga "recuperar os diferentes níveis de equilíbrio ecológico: o interior consigo mesmo, o solidário com os outros, o natural com os seres vivos, o espiritual com Deus".
 
Francisco é um grande defensor do respeito ao meio ambiente e alerta constantemente sobre os efeitos devastadores das mudanças climáticas, tanto para a natureza em si como para a humanidade.
 
O líder católico, inclusive, lançou um encíclica sobre o assunto.
 
Já nas celebrações presenciais no Vaticano, o Papa revelou estar sentindo novamente fortes dores no corpo.
"Me perdoem, mas vou me permitir falar sentado porque hoje é um dia pesado, abafado, e sabem, aos 84 anos, os ossos se fazem sentir, né? Por isso, prefiro assim", disse aos jovens que fazem parte do Projeto Policoro, da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que foram para uma audiência na Sala Clementina.
 
Nos últimos meses, Francisco revelou dores crônicas, especialmente na área lombar, e fez diversas celebrações sentado - algumas foram até canceladas por ele. Na visita ao Iraque, em março deste ano, era nítido o quanto Jorge Mario Bergoglio mancava ao caminhar por conta dessas dores.
 
Fonte: Ansa
Foto: Nuno Veiga/pool/ Agência Lusa
07/06/2021

Evangelho do Dia

Sábado, 19 de Junho de 2021

Mt 6,24-34

 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?

31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.

— Palavra da Salvação

— Glória a vós, Senhor.