Participe

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira

Marcelo Camargo/Agência BrasilO Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Serão duas etapas de imunização. A primeira, que vai até o dia 25 de outubro, será destinada a crianças com idades entre 6 meses e menos de 5 anos. Já na segunda fase, que ocorre entre os dias 18 e 30 de novembro, serão vacinadas as pessoas com idade entre 20 e 29 anos.
 
Apesar dos dois períodos de imunização, haverá dois Dias D para mobilização nacional, 19 de outubro e 30 de novembro. Nessas datas, que caem no sábado, todos os postos de saúde ficarão abertos. O desafio, segundo Josiane Dias Gusmão, Coordenadora Estadual de Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde, é aumentar a cobertura vacinal de uma doença que durante muito tempo não foi mais registrada, mas voltou a aparecer.  


 
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave cuja transmissão ocorre por meio de tosse, fala, espirro ou até respiração próxima de outras pessoas infectadas. A única maneira de evitar a doença é pela vacina.
 
Dados divulgados no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde na última sexta-feira (4) mostram que nos últimos 90 dias o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Além disso, houve seis mortes, sendo 4 deles de pacientes menores de 1 ano.
 
Ainda conforme o boletim, o lugar de maior incidência é São Paulo, com 97% dos casos. Em segundo lugar vem a Bahia (6,64) e Sergipe (5,86).
 
A expectativa do Governo Federal é que, ao todo, sejam vacinados 39 milhões de brasileiros. Foram adquiridas, para este ano, mais de 60 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Em 2020 o Ministério da Saúde vai dar continuidade à campanha.
 
 Sintomas

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
 
Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?
 
A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.
 
O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Evangelho do Dia

Sexta-Feira, 03 de Abril de 2020

Jo 10,31-42

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”

33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses?’

35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 

39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

 - Palavra da Salvação.

 - Glória a vós, senhor.