Participe

IBGE: obesidade mais do que dobra na população com mais de 20 anos

Dia Mundial da ObesidadeEntre 2003 e 2019, a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade do país mais que dobrou, passando de 12,2% para 26,8%. No período, a obesidade feminina passou de 14,5% para 30,2% e se manteve acima da masculina, que subiu de 9,6% para 22,8%.

Já a proporção de pessoas com excesso de peso na população com 20 anos ou mais de idade subiu de 43,3% para 61,7% nos mesmos 17 anos. Entre os homens, foi de 43,3% para 60% e, entre as mulheres, de 43,2% para 63,3%.

Leia mais...

Bolsonaro diz que governo federal não comprará vacina CoronaVac

O presidente Jair Bolsonaro durante o lançamento do programa Voo Simples, no Palácio do Planalto.O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (21) que o governo federal não comprará a vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com ele, antes de ser disponibilizada para a população, a vacina deverá ser “comprovada cientificamente” pelo Ministério da Saúde e certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O povo brasileiro não será cobaia de ninguém. Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem”, escreveu Bolsonaro em publicação nas redes sociais.

Leia mais...

Remédio à base de veneno de aranha pode ser solução contra infecção hospitalar

Rogerio Santana/Governo do Rio de JaneiroUma descoberta do pesquisador Júlio Brito, da Fundação Ezequiel Dias (Funed) pode salvar milhares de vida perdidas por causa de infecções hospitalares que acometem os pulmões das vítimas. De acordo com ele, o trabalho é realizado parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Santa Casa.

A partir dos estudos, foi possível isolar uma substância do veneno altamente tóxico de uma aranha encontrada no Brasil. Com uma modificação química na substância ele conseguiu que a substância mantivesse a bactéria mais resistente. Júlio já depositou a patente do estudo e aguarda que uma empresa pública ou privada possa fabricar os medicamentos.

Leia mais...

Eleições 2020: STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar

Marcello Casal/Agência Brasil O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, que o eleitor não pode ser impedido de votar caso não tenha em mãos o título de eleitor, sendo obrigatória somente a apresentação de documento oficial com foto.  

Com a decisão, os ministros do Supremo tornaram definitiva uma decisão liminar concedida pelo plenário às vésperas da eleição geral de 2010, a pedido do PT. O julgamento de mérito foi encerrado na noite dessa segunda-feira (19) no plenário virtual, ambiente digital em que os ministros têm um prazo, em geral, de uma semana, para votar por escrito.

Leia mais...

Professor é preso suspeito de abusar de nove crianças em Jacinto

viatura PM sirene - VIROU NOTÍCIA MATO GROSSOUm professor foi preso pela Polícia Civil suspeito de cometer estupro de vulnerável em Jacinto (MG). Segundo o órgão, ele teria abusado de nove vítimas com idades entre 9 e 12 anos.

Ainda de acordo com a PC, as investigações começaram após a mãe de uma das crianças fazer denúncia. Com as investigações, foi pedida a prisão preventiva do suspeito, que foi deferida pela Justiça.

O homem já se encontra no sistema prisional, onde está à disposição da Justiça. As investigações continuam.

Leia mais...

Evangelho do Dia

Quarta-feira, 21 de OUTUBRO de 2020

Lc 12,39-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.

47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.